terça-feira

Tafetá

Aqui não tem esquerda.
Aqui não tem juventude.
Aqui não tem humanidade.

Bárbaros!
Tiranos do corpo e do espírito:
o aleijo de vocês é no coração.

E foi assim que fui embora,
rumo a Juazeiro,
vestido ainda tomando a forma do corpo.
Tafetá.

- Mudar o mundo!
- Nova ordem!
- Subverter!

.

- Padim, eles me dilaceraram!
- Eles me sufocaram.
- Quando eu falei a voz não veio!

Voz covarde!
Indolente...

Eram cristais e alinhamentos planetários,
eram os meus mares,
os meus olhos d'água
que viam muito mais:
a caminhada tomou dimensão espiritual.
E eu entendi por que caminhadas são por si só espirituais
quer você acredite ou não,
elas se impõem dessa forma.

O mundo todo parou
desintegrou
reconstituiu.
Era o meu corpo
e de tantos outros
que rolavam.

Amorfos
Silenciosos
Desarticulados
Cadáveres de vida
Esquecendo seus passos
Adormecidos em noites de abandono.

Esse mundo não é obra dos homens.
Julgava eu, que seres como eu
não se embriagariam em tamanha vertigem.

Agora eu me forço a responder
com o melhor de mim mesma
pra estar a altura dessa coisa
linda,
misteriosa,
que é ser humana.


PS:
Em caso de caminhadas longas
escolha algo que não esquente os pés.
Aposente as havaianas.
E nunca, jamais,
espere carinho do Seu Lunga.

Nenhum comentário: